quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Hollywood catarinense... II (o rolo continua)

Se vocês, como eu, já não estavam entendendo direito o rolo criciumense envolvendo o Carminatti cineasta, a Sunshine, e várias outras interpostas pessoas, entidades e empresas em torno de um estúdio de cinema (o tal galpão da Eliane) que não saiu e de um filme que deveria estrear em janeiro de 2009, agora a coisa embolou de vez: a produtora norte-americana (que o governador foi buscar para incluir SC no mapa da produção cinematográfica) Sunhine Entertainment distribuiu uma nota à imprensa tentando botar os pingos nos iis, dando a entender que tem gente desautorizada falando em nome dela e confirmando que estão de mal com o Roberto Carminatti.

O problema é que, redigida num português horroroso, provavelmente por gente sem muita experiência com comunicação institucional, a nota acaba explicando pouca coisa e abre novas frentes de confusão. Bom, do jeito que que a coisa vai, em breve teremos aí, nesse enrosco todo, um bom enredo para um filme.

Meu interesse no caso está fundamentado, principalmente, no fato do governo do estado ser “parceiro” do empreendimento. Como se vê no banner (detalhe de uma das fotos abaixo), o governo, a Sunshine e a InFocus, estão (estavam?) no mesmo barco.

Ah, e ao ler a nota vocês vão ver que tem uma “Influência Filmes” envolvida. Ora, ora, lá isso é nome que se use num negócio que envolve gente do governo, grana pública, influência política e navega num mar proceloso, entre o público e o privado? Pra completar o cenário, olha só o nome que deram à assessoria de imprensa da Sunshine Brazil: “Tarantinos”. Esse pessoal de cinema...

Taí a nota:
Nova York, 11 de Dezembro de 2008.

NOTA À IMPRENSA

Sobre a reportagem de capa da Edição de Quarta-Feira, dia 19 de Novembro de 2008, do Jornal A Tribuna, cuja manchete se refere a “SEM PREVISÃO PARA INSTALAÇÃO DE SET”. Nota-se a existência de informações e declarações distorcidas, cabe esclarecer à opinião pública a realidade dos fatos, em relação às abordagens que constam na capa e na matéria publicada na seção “Geral” desta mesma edição.

a) Quanto ao trecho que atribui “Passado quase um ano do anúncio da aquisição...” informamos que a conclusão da mesma nunca foi efetivada pela produtora Norte Americana Sunshine Entertainment ou suas afiliadas. Desde Abril de 2008 as empresas Roberto Carminati Produções ou Influência Filmes de Criciúma e o Grupo Infocus Marketing Cultural de São Paulo, passaram a administrar e ter toda a responsabilidade sobre as dependências dos pavilhões “Eliane V” no bairro São Luiz na cidade de Criciúma.

b) Quanto ao trecho que atribuído ao Sr. Érico Ginez nesta mesma edição “Garantindo que a negociação com a Eliane ainda não foi desfeita...” informamos também que, a declaração feita, reflete apenas ao possível andamento das negociações entre a Roberto Carminati Produções ou Influência Filmes de Criciúma e o Grupo Infocus Marketing Cultural de São Paulo junto a empresa Eliane Cerâmicas S.A. Tal declaração não compromete a Sunshine Entertainment Group ou Sunshine Films Brazil de Nova York ou do Brasil.

Sobre a nota da Edição de Terça-Feira, dia 9 de Dezembro de 2008, do Jornal A Tribuna, cuja manchete se refere a “ERA PREVISTO”, cabe esclarecer à opinião pública a realidade dos fatos, em relação às abordagens que constam na coluna publicada na seção “COLUNA DO ADELOR LESSA”.

a) Quanto ao trecho que atribui “Em longa nota oficial distribuída ontem (8/12/08) pela assessoria de imprensa do Grupo Infocus...” Nesta suposta nota oficial “assinada” pelos diretores do Grupo, Roberto Carminati e Érico Ginez; O Grupo informa que está sendo “Reavaliada” a instalação desta produtora (Sunshine) em Criciúma. Informamos que tal nota, foi redigida e distribuída sem prévio conhecimento, aprovação ou autorização de nossos executivos, para o uso do nome da Sunshine Entertainment Group,Sunshine Films Brazil ou de seus representantes.

b) Cabe esclarecer à opinião pública que: Todas as futuras negociações e possível continuidade à parceria referente a co-produções internacionais entre a Sunshine Entertainment Group e Sunshine Films Brazil, com este Grupo e Criciúma, somente estarão sendo renegociadas ou reavaliadas após a solução possitiva e dedicação integral, a várias pendências urgentes, incluindo o cumprimento da finalização da “Pós-Produção” e a entrega para a exibição e distribuição internacional e nacional da comédia romântica “The HeartBreaker” (O Arrasa Corações) tendo esta, sua “Estréia” contratual assumida entre as partes e previamente confirmada para Janeiro 2009 pelos Srs. Roberto Carminati e Erico Ginez da Influência Filmes desde 2007.

c) Informamos também que: Qualquer Releases, Notas Oficiais, Comunicados, Memoranduns, Informativos, entre outros e que sejam distribuídos ou repassados a imprensa ou qualquer outro órgão de Mídia no Brasil ou no exterior em nome das empresas Sunshine Entertainment Group ou Sunshine Films Brazil, estarão sendo feitos único e exclusivamente pelas nossas Assessoria de Imprensa, atravez da “Assessoria de Imprensa Grupo Sunshine – EUA” ou pela “Tarantinos Assessoria de Imprensa – RJ”.

Quaisquer outra empresa ou individuo que faça a distribuição ou divulgação das mesmas, estas,estarão sendo feitas sem o prévio conhecimento, aprovação ou autorização do Grupo Sunshine.

Flávia da Cunha Silva – Jornalista
Assessoria de Imprensa Grupo Sunshine EUA
Tarantinos Assessoria de Imprensa Sunshine Brasil”

O ENVOLVIMENTO
Apenas para que ninguém pense que estou forçando alguma barra, mostro abaixo fotinhas oficiais, tiradas do site de notícias do governo, com as legendas igualmente oficiais, com as datas importantes do romance.

“Luiz Henrique reúne-se com a diretor da Sunshine Music Entertainment Produtions que anunciou para julho o início das filmagens da primeira produção cinematográfica em Santa Catarina e que contará com a participação de técnicos americanos e catarinenses - Nova Iorque, EUA, 28/4/2007 - Foto: Divulgação / SECOM”

“Governador Luiz Henrique recebeu os produtores da Sunshine Films, de Nova Iorque, que confirmaram seus projetos de iniciar a rodagem de seu primeiro longa-metragem no Estado a partir de setembro - Florianópolis, 16/7/2007 - Foto: Neiva Daltrozo / SECOM”

“Governador acompanha assinatura de contrato de arrendamento de imóvel em Criciúma onde será instalado estúdio cinematográfico da produtora americana Sunshine. No início de 2008, começa a ser rodado o primeiro filme em Santa Catarina - Florianópolis, 30/11/2007 - Foto: Sérgio Costa / SECOM”

Como a história se passa em Criciúma, não deixem de acompanhar os próximos capítulos tanto no portal Engeplus, com o Nei Manique, quanto no jornal A Tribuna.

8 comentários:

Anônimo disse...

tio cesar li no paulo alceu esse "burburinho"hahahahah......

Há comentários, nada oficiais, de que existe um grupo, inclusive, com o apoio do deputado Onofre Agostini trabalhando para que o presidente da Fatma seja substituído. Esse grupo tenta convencer o governador Luiz Henrique. Entre os nomes sugeridos está o de Jânio Wagner Constante, que disputou uma cadeira na Câmara pelo PPS, mas não foi eleito.

Anônimo disse...

...e essa complementando a outra li no prisco...

Guerra por cargos

O governador decidiu deixar para janeiro as eventuais modificações no comando da Fatma. Como Carmen Zanotto reassume o cargo de diretora geral da Secretaria da Saúde, com o retorno do deputado Dado Cherem (PSDB), o PPS quer novamente assumir o controle da Fundação do Meio Ambiente.

No primeiro mandato de Luiz Henrique, a Fatma foi pilotada pelo ex-prefeito Sérgio Grando. Quando ele desincompatibilizou-se para concorrer à Assembléia, Jânio Constante o sucedeu. A partir de janeiro de 2007, coube ao PMDB a gestão da Fundação.

O PPS aposta todas as fichas em Jânio, mas o problema é que ele está entre os indiciados da Operação Moeda Verde.


Carlos fpolis

Anônimo disse...

hummmmm "estarão sendo renegociadas...após a solução possitiva $$$$$ a várias $$$$$ pendências $$$$$ urgentes....Melhor impossível..Com um enredo desta envergadura, como é que o filme não anda?

Anônimo disse...

Parece coisa de gente do interior, deslumbrada e com dinheiro para gastar. Vai na capitar e encontra com uns artistas e gente famosa. Pra se enturmar começa a distribuir presentes e a pagar conta. Os espertos se aproximam e depenam o otário. Só que não é ele que está pagando a conta, na outra ponta está a famosa "viúva"! Quantas vezes já vimos esse filme passar...

Anônimo disse...

Este filminho, por acaso, é aquele que o pessoal da cinemateca Lá do CIC, nao que saber nem pintado de ouro, pois corre um burburinho pelos cantos, que todos tem medo de fazer servisos de produçao pra esta gente, por causa de uma investigaçao da PF em cima deste tal Carminatti?
Que ta bem enrrolado com a prestaçao de contas do dinheiro que pegou?
A hora que esta bronca estourar, vai ser mais uma pra lista da turma da 401.

Anônimo disse...

É isso aí César. Como esse governo só vive de aparência, de faz de conta, de viagens internacionais e de factóides, nada como um bom arquivo, inclusive com fotos, p/ desmacarar esse bando de irresponsáveis e deslumbrados, que não quer e não sabe governar. Só sabe aparecer e viajar.

Anônimo disse...

Oi César,

Essa deixou o governador mal na foto. Ops, no filme....

Abração,
Bea Porto.

Anônimo disse...

Pois é...um bando de hipocrita capitaneados por uma presidente incompetente acabaram de descobrir - depois de serem alertados - que a dupla formada pelo titio e sobrinho Carminati não são flores para serem cheiradas...né titia e madrinha Luiza?